SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIÊNCIA DOS ANIMAIS (SBCAL) EMITE MENSAGEM SOBRE CPI DE “MAUS TRATOS DE ANIMAIS”


Mensagem da SBCAL (18-09-2015 11:54)

A inclusão instituições cientificas em uma CPI de maus tratos aos animais expõe um lado assustador do nosso poder legislativo. Deputados são facilmente conduzidos pela somatória do desconhecimento com o oportunismo político e, como consequência , vemos mais uma vez o uso científico de animais sendo apresentado pelo lado inverso. Esta é mais uma triste realidade da ciência em nosso país.

A SBCAL não está ausente desta discussão e está iniciando um movimento juntamente com FeSBE e Associações Federadas, para a elaboração de uma declaração a ser encaminhada a Câmara Federal repudiando a forma como a ciência foi tratada nesta CPI. Esta declaração foi discutida, durante o encontro da FeSBE em São Paulo, em conjunto com às sociedades. Precisamos de uma voz única e forte neste momento. Por outro lado, esta CPI não está com uma repercussão na mídia como planejada e não seremos nós a iniciar esta divulgação.

A ciência não é compatível com maus tratos aos animais. Promover o bem-estar animal não é unicamente uma questão ética, mas também científica. Os pesquisadores sabem disso, a indústria também entende que são necessários animais saudáveis e em bem-estar, para que testes possam ser realizados com precisão e seus resultados sejam repetidos nos estudos clínicos com humanos.

Causa revolta a inclusão de uma instituição científica nessa CPI, uma vez que nenhuma prova de maus tratos aos animais foi apresentada. Está muito claro que há uma articulação política nos bastidores com uma agenda contrária ao uso científico de animais pré-estabelecida.

Gostaríamos de nos solidarizar com os colegas que participaram da audiência e que apesar da intimidação de uma CPI, apresentaram com firmeza nossas posições. A SBCAL precisa de que outras vozes se uniam a ela. Para que se tenha um impacto maior, é importante que todas as sociedades caminhem juntas. O papel de nossa sociedade é o de liderar este movimento e pretendemos criar uma declaração conjunta de repudio a este triste episódio.

Luisa Macedo Braga
Presidente SBCAL