SBPC comemora 70 anos com seminários temáticos pelo país


A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realizou dia 13/04/2018 o primeiro dos oito seminários temáticos da série “Políticas públicas para o Brasil que queremos”. Realizado no auditório da Fiocruz dentro do campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife, o evento abordou o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação”. O professor emérito da UFPE e presidente de honra da SBPC, Sérgio Machado Rezende, abriu o seminário. A SBBN esteve representada no evento pelo Secretário Regional do Nordeste, Prof. Thiago de Salazar e Fernandes, professor associado do Departamento de Radiologia e Biofísica da UFPE.

O presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, ressaltou a importância do evento, o papel que a SBPC tem cumprido em seus 70 anos de atuação – comemorados em 2018 – e o objetivo do seminário. “Nós estamos aqui comemorando de maneira ativa os 70 anos de uma importante história da ciência brasileira, da luta da SBPC pela educação pública, pela CT&I e pela democratização do País, que certamente são os temas de fundo de todas as nossas discussões, sobretudo neste momento dificílimo que estamos vivendo”, lembrou. “Nada mais adequado”, continuou, “que fazermos aquilo que é a nossa tradição: discutir publicamente com a comunidade científica e outros setores o contexto atual e as políticas públicas que queremos para CT&I, pensar quais os pontos centrais dessas políticas que deveremos propor aos candidatos dos diversos partidos para o Executivo e o Legislativo nas próximas eleições, tanto no nível federal quanto nos estados”.

Além do presidente da SBPC, a mesa de abertura era composta pelo diretor da Fiocruz Pernambuco, Sinval Brandão; o reitor da UFPE, Anísio Brasileiro; o coordenador nacional do seminário temático e diretor da SBPC, Sidarta Ribeiro; o secretário regional da SBPC-PE, Marcos Lucena, e a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Lúcia Melo, que fez uma exposição inicial sobre a situação da CT&I em Pernambuco.

Para a realização do evento, a organização contou com o apoio da UFPE e da Fiocruz-PE, que cederam espaço físico para a realização e a transmissão ao vivo, que foi feita por meio do canal da Fiocruz Pernambuco no YouTube. O encontro foi aberto ao público e mais de 150 pessoas, entre representantes de diversas sociedades científicas convidadas, estudantes e profissionais da UFPE e da Fiocruz, que passaram pela plateia com intensa participação.

A “Carta de Pernambuco”, um documento preliminar com diretrizes e propostas gerais para as políticas públicas no âmbito da Ciência, Tecnologia e Inovação, e que resultou do seminário, está em fase de redação e será distribuído e discutido amplamente para a comunidade científica. O documento inicial está sendo elaborado por um grupo de três relatores: o secretário regional da SBPC-PE, Marcos Lucena, Rejane Mansur, secretária regional adjunta, e Maria do Carmo Figueiredo, conselheira da SBPC. Ele deve ser debatido amplamente na SBPC e com outras entidades cientificas e acadêmicas e será apresentado durante a 70ª Reunião Anual da SBPC, em julho, como ocorrerá com os documentos resultantes dos outros sete seminários temáticos.

Confira as datas, temas e locais dos outros seminários temáticos já programados:

  • Democratização da comunicação – 21 de maio – Salvador;
  • Saúde Pública – 29 de maio – Rio de Janeiro;
  • Educação Superior e Pós-graduação – 6 de junho – Porto Alegre;
  • Amazônia – 11 de junho – Manaus;
  • Direitos Humanos – 14 de junho – Brasília;
  • Educação Básica – 15 de junho – Belo Horizonte;
  • Desenvolvimento Sustentável – data a confirmar – São Paulo.

As datas, horários, locais e programações mais precisas de cada seminário temático serão divulgados amplamente pelos meios de comunicação da SBPC e de outras universidades, instituições e entidades científicas.

Assista ao Seminário Temático sobre CT&I completo no canal da Fiocruz Pernambuco no YouTube.