Painel Fake news em energia nuclear acontece na 73a. RA da SBPC


No dia 20/07/21, durante a 73a. Reunião Anual da SBPC, o painel Fake news em energia nuclear: qual o real impacto para a Saúde e Meio Ambiente? foi apresentado pela SBBN e moderado pela Dra. Silvia Velasques, em colaboração com a Sociedade Brasileira de Física (SBF) e Associação Brasileira de Física Médica (ABFM).
O video pode ser assistido em: https://www.youtube.com/watch?v=AO9sI2_yb4Y&t=516s

A Dra. Dunstana Melo, Cientista-chefe e Presidente da Melohill Technology, USA, representou a SBBN na atividade mostrando as repercussões negativas das coberturas da imprensa sobre os três maiores acidentes nucleares já ocorridos: Three Miles Island (EUA, 1979), Chernobyl (Ucrânia, URSS, 1986) e Fukushima (Japão, 2011) e o acidente radiológico em Goiânia (1987). Foram mostras as similaridades entre esses eventos entre os grupos expostos, principais fontes de exposição, percepção do risco e efeitos à saúde. Em todos, a saúde mental da população sofreu maior dano do que a saúde física. Dentre as lições aprendidas. Ela ressaltou que é errado assumir que os efeitos causados pelas exposições ás radiações são os mesmos, pois estes dependem dos cenários das exposições, do tipo de radiação e do comprometimentos das autoridades responsáveis pela proteção dos trabalhadores e do público.

O Presidente da Associação Brasileira de Física Médica (ABFM), Dr. Renato Dimenstein mostrou notícias falsas e notícias verdadeiras em Física Médica em ressonância magnética, radioterapia, mamografia, tomografia computadorizada, Raiox-X, termômetro infravermelho, mostrando como a desinformação pode prejudicar a população quando a mesma se recusa a realizar exames ou receber tratamentos devido ao pânico espalhado pela mídia.

O Dr. Frederico Genezini, representante da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e chefe do Departamento de Reatores do IPEN, mostrou como colabora para a divulgação cientifica para professores e estudantes que realizam visitas técnicas ao IPEN. Ele comentou a disposição da SBF em intensificar a divulgação na área de Física Nuclear, contribuindo para o equilíbrio da abordagem, sem radicalismos e contribuindo para a autocrítica do setor.

O Vice-almirante Ney Zanella dos Santos, Chefe da Assessoria Especial de Gestão Estratégica do Ministério de Minas e Energia (MME), mostrou como o ministério preparou-se para enfrentar as fake News, criando um banco de dados para respostas rápidas para combater a desinformação. Ele também comentou como a recente reestruturação do MME para a área nuclear pode aumentar a confiança da sociedade na área nuclear.
Os painelistas concluíram que, em qualquer situação, a imprensa deve ser responsável e confirmar as notícias com fontes confiáveis antes de serem divulgadas. Também foi reforçada a necessidade de intensificar a divulgação cientifica e evitar a confusão no uso de diferentes terminologias, devendo a comunicação ser clara, direta e transparente.