Palestrantes Nacionais


Ademir Amaral, DSc : Engenheiro elétrico, Mestrado em Tecnologias Energéticas Nucleares e doutorado em Radiobiologia pela Faculté de Médecine Créteil Henri Mondor – Université Paris XII (Paris-Val-de-Marne). Professor Associado do Departamento de Energia Nuclear (DEN) e  membro permanente do Programa de Pós-graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares (PROTEN CRCN)- UFPE. Coordena o Grupo de Estudos em Radioproteção e Radioecologia (GERAR). É consultor ad hoc do CNPq e CAPES,  e bolsista produtividade CNPq nível 2.

Adenilson de Souza da Fonseca, DSc: Biólogo e físico, Professor adjunto do Laboratório de Ciências Radiológicas, Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (LCR-IBRAG-UERJ) e professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO).

Andrés Jimenez Galisteo Jr, DSc: Pesquisador e orientador do Programa de Medicina Tropical na área de Doenças Tropicais e Saúde Internacional no Laboratório de Protozoologia do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo (IMT-FM-USP).

Antero Silva Ribeiro de Andrade, DSc: Biólogo e bioquímico, professor permanente da pós-graduação e pesquisador do Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear (CDTN/CNEN) e bolsista produtividade CNPq nível 2.

Daniele de Paula Faria, PhD: Farmacêutica com doutorado pela Universidade de Groningen, Holanda, onde trabalhou com imagem PET de modelo experimental de esclerose múltipla. Pesquisadora em radiofarmácia e imagem pré-clínica, com foco em neuropsiquiatria, no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP-FM-USP).

Elaine Bortoleti de Araujo, DSc: Possui graduação em Farmácia e Bioquímica, Modalidade Fármaco e Medicamentos pela USP, mestrado e doutorado em Tecnologia das Radiações na área de Radiofarmácia pelo IPEN/CNEN/SP onde é professora do programa de pós-graduação e gerente de Garantia da Qualidade  do Centro de Radiofarmácia (CR-IPEN/CNEN/SP).

Francisco Cesar A. da Silva, DSc (Físico, Pós-Doutorado na University of Surrey, Guildford, Inglaterra. Professor e pesquisador do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD/CNEN), coordenador do Comitê de Avaliação de Serviços de Ensaios e Calibração (CASEC/IRD) e, desde 1991, Coordenador do Grupo de Análises de Doses Elevadas – GADE/IRD, responsável pela análise e investigação de doses elevadas. Perito ad-Hoc da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Heitor Franco de Andrade Júnior, MD, DSc:  Livre docente em Patologia de Moléstias Transmissíveis, Professor associado no Departamento de Patologia da FM-USP, chefe do Laboratório de Protozoologia do IMT-SP e colaborador do INCT para Febres Hemorrágicas Virais do Instituto Evandro Chagas

Jair Mengatti, MSc: Químico, Diretor do Centro de Radiofarmácia do IPEN/CNEN/SP, Coordenador da Red de Colaboración y Educación em Medicina Nuclear Para América Latina da Ag~encia Intenrqcional de Energia Atômica.

Linda Viola Ehlin Caldas, DSc: Física, Professora permanente do programa de pós-graduação de Tecnologia Nuclear da USP e Diretora de Segurança Nuclear do IPEN/CNEN/SP.  Membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e Bolsista produtividade 1A do CNPq.

Lorena Pozzo, DSc: Física, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro de Radiofarmácia do IPEN/CNEN/SP.

Mariana Brayner Cavalcanti Freire Bezerra, DSc: Pós Doutorando pela Universidad de San Martín (UNSAM-Argentina), Professora adjunta do Departamento de Energia Nuclear (DEN) e pesquisadora do Grupo de Estudos em Radioproteção e Radioecologia (GERAR) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Mario Bernardo-Filho, DSc: Biomédico e fisioterapeuta, Professor titular do Departamento de Biofísica e Biometria, Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IBRAG-UERJ) e bolsista produtividade CNPq nível 2.

Martha Simões Ribeiro, Dsc: Física, Professora permanente do programa de pós-graduação de Tecnologia Nuclear da USP e Gerente Adjunto do Centro de Lasers e Aplicações, IPEN/CNEN/SP e bolsista produtividade CNPq nível 2.

Nanci do Nascimento, DSc: Biomédica, Professora permanente do programa de pós-graduação de Tecnologia Nuclear da USP e Gerente Adjunto do Centro de Biotecnologia, IPEN/CNEN/SP e e bolsista produtividade CNPq nível 2.

Nelson José de Lima Valverde, MD, MSc: Consultor da Fundação Eletronuclear de Assistência Médica (FEAM) e da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Thiago de Salazar e Fernandes, DSc: Biomédico, Professor Adjunto do Departamento de Biofísica e Radiobiologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Valbert Nascimento Cardoso, DSc: Farmacêutico com pós-doutorados na Thomas Jefferson University e Universitat de Barcelona.  Professor associado, responsável pelo Laboratório de Radioisótopos e orientador pleno nos  cursos de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas e Ciência de Alimentos da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bolsista produtividade CNPq nível 1-D. Foi Membro Fundador e do Comitê Gestor da Rede Mineira de Pesquisas em Nanobiotecnologia (FAPEMIG 2008-2010).

Anderson Zanardi de Freitas, DSc
Bacharel em Física pela USP, mestrado e doutorado em Ciências pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/CNEN/SP).  Gerente adjunto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Centro de Lasers e Aplicações do IPEN/CNEN/SP.  Bolsista produtividade em Pesquisa do CNPq – nível 2, com 53 artigos em revistas indexadas e 299 citações .

José Marcus de Oliveira Godoy, PhD
Bacharel em Química pela PUC-RJ, mestrado em Engenharia Nuclear pela UFRJ e doutorado em Radioquímica – Technische Universität München. É membro do comitê executivo da União Internacional de Radioecologia, presidente da Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica (SBPR), professor associado e diretor do Departamento de Química da PUC-RJ. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1B