PAINEL TECNOLOGIAS ALTERNATIVAS, MARCHA PELA VIDA, 9-6-20


A SBBN apoia a iniciativa da SBPC e sociedades científicas associadas na Marcha pela Vida.

O Painel mostra a experiência dos pesquisadores associados da SBBN abaixo relacionados, os quais buscaram o reposicionamento de tecnologias conhecidas para estudos do comportamento do novo coronavírus.

A SBBN busca o melhor uso dos efeitos biológicos das radiações ionizantes e não ionizantes para a Vida.

Confira o video completo com as apresentações e debates em https://www.facebook.com/biocienciasnucleares/

CLAUDIA DE ALENCAR SANTOS LAGE – Bacharel em Genética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) e doutorado em Ciências também pela UFRJ, com pós-doutorado em Pós-Genômica na USP  e no Commissariat A L’Energie Atomique, CEAT, França. Professora associada do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF)  da UFRJ, ministra a disciplina Radio e Fotobiologia no Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas/Biofísica e responsável pelo Laboratório Radiações em Biologia. Visiting Professor na Université de Nice Sophia-Antipolis ministrando o módulo Key biomolecules and spectroscopic signatures, e colaboração com o Observatoire de la Côte dAzur (UNS/OCA), na área de Astrobiologia. Consultora técnica da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde. 

DANIEL PEREZ VIEIRA – Graduação em Ciências Biológicas. Universidade Presbiteriana Mackenzie e doutorado em Tecnologia Nuclear, Universidade de São Paulo. Professor do curso de pós-graduação em Tecnologia Nuclear do IPEN-USP, é responsável pela disciplina efeitos biológicos das radiações. Pesquisador responsável pelo Laboratório de Radiobiologia do Centro de Biotecnologia – CEBIO (IPEN-CNEN/SP), desenvolve pesquisas em: efeitos da inibição da síntese de óxido nítrico em modelo in vitro de melanoma humano irradiado em doses radioterápicas; avaliação do potencial radiomodificador de frações de própolis verde brasileira (AF-08) em cultivos in vitro de células tumorais e não-tumorais; produção de nanopartículas de ferro para levitação magnética de células; produção de modelos tridimensionais in vitro de tumores de alta prevalência no Brasil; produção de modelos tridimensionais de cultivo de parasitas intracelulares obrigatórios.

DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA – Graduação e mestrado em Física pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e doutorado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo. Professora associada da Universidade Federal de Sergipe e coordenadora do Núcleo de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Linhas de pesquisa: Dosimetria das radiações; Física Médica; Instrumentação científica; Propriedades Óticas e Espectroscópicas da Matéria Condensada; Métodos de Ensino das Ciências Naturais e Matemática. Possui oito patentes em objetos simuladores para dosimetria. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1B  e membro do CA EN – Energia Nuclear, Energia Renovável e Planejamento Energético.

MARINA BICALHO SILVEIRA – Graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestrado e doutorado em Ciência e Tecnologia da Radiações no Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN). Tecnologista do CDTN, atuando na produção e controle de qualidade de radiofármacos PET,  sistema de Gestão da Qualidade, Boas Práticas de Fabricação (BPF) e registro de radiofármacos. Coordenadora do Biotério de Experimentação Animal do CDTN e chefe substituta do Serviço de Radiofármacos do CDTN . Coordenadora do Projeto Nacional de Cooperação Técnica com a Agência Internacional de Energia Atômica Strengthening Capabilities for Preclinical and Clinical Trials of New Radiopharmaceuticals for Medical Use (BRA20180003). Atua em pesquisa, desenvolvimento e implementação de novos radiofármacos PET, ensaios pré-clínicos de radiofármacos em estudos in vitro e imagem molecular com modelos animais.

THIAGO DE SALAZAR E FERNANDES – Graduação em Biomedicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestrado e doutorado em Tecnologias Energéticas Nucleares pela UFPE , estágio de doutoramento na Public Health England em Oxfordshire (Inglaterra) e pós-doutorado em Biofísica Teórico-Experimental e Computacional na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Professor Adjunto do Departamento de Biofísica e Radiobiologia da UFPE,ministra as disciplinas de Biofísica, Radiobiologia e Imagenologia em cursos de graduação de Medicina, Biomedicina, Farmácia, Biologia, Enfermagem e Odontologia. Atua em pesquisas nas áreas de biofísica, radiobiologia e análise fractal e possui diversas publicações em revistas de alto impacto.