Manifesto do Presidente da FeSBE para o MCTIC e CNPq


O Presidente da FeSBE, Prof. Dalton Vassalo, encaminhou aos presidentes das sociedades federadas e associadas o manifesto enviado ao Ministro de Ciência, Tecnologia e Comunicação e ao Presidente do CNPq referente aos problemas resultantes do não atendimento aos projetos aprovados no Edital Universal 2016.
 O Presidente da FeSBE solicitou aos Presidentes manifestação similar de cada Sociedade, para caracterizar a seriedade do problema e a preocupação com o futuro das atividades acadêmico-científicas (pesquisa e formação de recursos humanos pós-graduados).
Vassalo também pede que seja esse manifesto a base para que os sócios de todas as sociedades enviem manifestação similar a Deputados e Senadores, reforçando essa preocupação. Segundo o Presidente da FeSBE, sabemos que, sem o investimento em novos conhecimentos e tecnologias, poderemos criar dependência de outros países, mendigando necessidades para nossa evolução e crescimento. Precisamos mostrar, de modo muito claro, que os países que investem pesadamente em ciência e tecnologia, são os mais poderosos e ricos e nós, que estamos atingindo esse limiar, iniciamos agora a rota contrária: a perda de todo o investimento realizado ao longo de tantos anos. É necessário que nossos dirigentes entendam que o país de seus filhos e netos continuará a ser do terceiro mundo, se não reverterem esse quadro atual.
Para conhecer o Manifesto integral da FeSBE, clique em: manifesto-fesbe-2017