CIÊNCIA NA SBBNews: Leonardo Fuscaldi


Leonardo conta ao SBBNews que, durante os XXII Congreso Argentino de Medicina Nuclear/IX Congreso Iberoamericano de Cardiología Nuclear, realizados pela Asociación Argentina de Biología y Medicina Nuclear (AABYMN), o trabalho Estudios preclínicos de 99mTc-PSMA-I&S: evaluación in-vitro y ex-viv, desenvolvido no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), em colaboração com a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e a Tecnonuclear S.A. de Buenos Aires, recebeu o prêmio Dr. Jorge Varela como melhor trabalho em pesquisa básica. Trata-se da validação de um kit liofilizado de PSMA-I&S, produzido pela Tecnonuclear, para radiomarcação com 99mTc e potencial uso na cirurgia radioguiada para remover tumores ou gânglios linfáticos com metástases (câncer de próstata). Integram o grupo premiado, dentre outros pesquisadores, os seguintes associados da SBBN: Dra Marycel Figols de Barboza (HIAE), Dr Leonardo Lima Fuscaldi (FCMSCSP), Dra Luciana Malavolta (FCMSCSP), Dra Danielle Vieira Sobral (FCMSCSP) e Dra Ana Cláudia Camargo Miranda (HIAE). Na mesma linha de radiomarcação dos inibidores de PSMA para o imageamento do câncer de próstata e suas metástases, o grupo publicou recentemente a padronização da radiomarcação do PSMA-11 com 68Ga em módulo de síntese automático com aplicação em imagens PET. O trabalho, intitulado Standardization of the [68Ga]Ga-PSMA-11 Radiolabeling Protocol in an Automatic Synthesis Module: Assessments for PET Imaging of Prostate Cancer, foi publicado na revista Pharmaceuticals.
Durante o XIII Congresso SBBN, Leonardo falará sobre o uso de peptídeos antimicroabianos radiomarcados em imagem molecular de processos infecciosos. A primeira parte do trabalho, intitulada Shortened derivatives from native antimicrobial peptide LyeTx I: in vitro and in vivo biological activity assessment, foi recentemente publicada na revista Experimental Biology and Medicine.


Leonardo Fuscaldi é professor assistente do Departamento de Ciências Fisiológicas da Faculdade de C~iências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP)