SBBN participa do Fórum das Sociedades da SBPC


A Presidente Silvia Velasques e a Primeira Secretária Luciana Malavolta participaram do Fórum das Sociedades Científicas Afiliadas à SBPC, realizado em 30/04/2021. O evento virtual reuniu 175 representantes de mais de 120 entidades científicas de todas as áreas.

O presidente do CNPq, Evaldo Vilela, apresentou durante duas horas um panorama realista sobre a situação crítica do órgão e ressaltou que, até o momento, o orçamento não está definido. “Em 2021, perderemos R$ 114 milhões, será um dos menores orçamentos da história do CNPq. Estamos trabalhando para recuperar essa perda através da liberação do FNDCT (Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico)”.
Nesse Fórum, por mais de 6 horas, os presidentes das sociedades discutiram ações para forçar a liberação do FNDCT. Também debateram: reunião anual virtual em julho, eleições para Diretoria da SBPC e Conselho, popularização das atividades das sociedades associadas à SBPC, visando reforçar as reinvindicações do setor e assuntos gerais.
A matéria completa pode ser lida em www.sbpcnet.org.br